EXAMES

ECODOPPLERCARDIOGRAMA

A ecodopplercardiografia é o exame complementar não invasivo mais importante na avaliação anatômica e funcional do coração, extremamente útil no diagnóstico e na monitorização de cardiopatias que resultam em alterações na morfologia das valvas e das câmaras cardíacas, fornecendo informações sobre movimentação e função dessas estruturas.

Através desse procedimento é possível avaliar o aparelho valvar, incluindo o grau de prolapso e espessamento de suas cúspides, o grau de regurgitação, dilatação do átrio e ventrículo esquerdos, determinação dos índices de função sistólica, diastólica e contratilidade ventricular esquerda e presença de rompimento de cordoalhas tendíneas. Fornece, também, informações
precoces, naqueles pacientes que ainda não manifestam clinicamente sinais de insuficiência cardíaca congestiva, e é bastante importante na avaliação da progressão em pacientes já diagnosticados com a doença.

Com a ecocardiografia Doppler é possível avaliar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo, diferenciando os fluxos sangüíneos normais dos regurgitantes (insuficiência de valvas) e turbulentos (estenoses de valvas ou shunts – comunicações anormais de câmaras cardíacas ou de vasos).


Portanto, a ecodopplercardiografia é um exame complementar importante tanto no diagnóstico das cardiopatias adquiridas, como das cardiopatias congênitas.


É indicado, na prática clínica, nas seguintes situações:

  • Avaliar pacientes com suspeita de cardiopatia;

  • Avaliar paciente com histórico de cansaço, tosse, dispnéia, cianose e com sons cardiopulmonares anormais;

  • Monitorar pacientes cardiopatas, sendo possível identificar a progressão da afecção e sua terapia;

  • Identificação da causa de cardiomegalia sugerida através do eletrocardiograma e/ou radiografia;

  • Avaliar a função sistólica do ventrículo esquerdo quantitativamente (pacientes tratados com o quimioterápico doxorrubicina, droga sabidamente indutora de cardiomiopatia dilatada, com diminuição da função sistólica do ventrículo esquerdo);

  • Identificação da presença de efusões pericárdicas e pleurais; massas pericárdicas e cardíacas.

VEJA TAMBÉM

Ecodopplercardiograma

Eletrocardiograma

Gastroenterologia

Homeopatia

Ultrassonografia

Endoscopia

Pressão Arterial

Sistêmica

Ultrassonografia ocular e

Biomicroscopia Ultrassônica