Meu cão tem sopro?? é normal?

A vivacidade e disposição de animais de companhia podem estar escondendo algumas doenças, em especial cardiopatias.

O sopro, caso recorrente na Medicina Veterinária e frequentes em raças pequenas, pode ser notado em uma consulta de rotina através da auscultação. Como todas as patologias, o sopro merece uma investigação mais apurada, pois pode estar relacionado com algo grave e que se diagnosticado e tratado precocemente pode melhorar e aumentar a qualidade de vida do Pet.

Além do sopro, o animal pode apresentar: tosse, cansaço, fraqueza, desmaios, arritmia, acúmulo de líquidos no pulmão (edema), entre outros encontrados nos pets cardiopatas.

Dentre os principais exames solicitados para avaliação do paciente cardiopata podemos citar: Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Pressão arterial e uma avaliação pelo médico veterinário especializado em Cardiologia.

O problema quando identificado precocemente, pode ser controlado com uso de medicamentos que promovem a melhora da qualidade de vida bem como aumento da sobrevida.

O acompanhamento deve ser realizado principalmente para animais com mais de 8 anos, realizando Check up anuias. E caso já apresentem alguma alteração as reavaliações e acompanhamentos vão variar conforme o quadro, mas deve ser realizado com maior frequência.

Animais que apresentam sopro ou sintomas, com qualquer idade, deve ser avaliado através dos exames citados.